IMG 2015bA Câmara Municipal de Vereadores aprovou o Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Trânsito em Artur Nogueira. Após requerimento solicitando dispensa de pareceres, o Projeto de Lei 023/2015 de autoria dos vereadores Ermes Dagrela (PSB), Zezé da Saúde (PSDB) e Nando (PT) foi aprovado por unanimidade na noite desta segunda-feira (15). Encaminhado ao Executivo, o projeto ainda deve passar pelo crivo do prefeito.

Na ocasião em que a equipe do Portal Nogueirense, representada pelo jornalista e empresário Alex Bússulo, o publicitário Renan Bússulo e o editor-chefe, Norton Rocha, foi homenageada por vereadores pelo desenvolvimento da campanha Maio Amarelo no município, um primeiro sinal evidente dos reflexos da campanha foi anunciado na Câmara e se refere ao projeto que institui a Semana Municipal de Trânsito, aprovado por unanimidade. De acordo com o texto fica sob responsabilidade do Executivo Municipal promover “cursos, palestras, oficinas, fóruns, debates e outras ações que julgar convenientes, podendo contar com a participação da iniciativa privada, órgãos de imprensa, entidades e do Poder Legislativo”.

O empresário e jornalista Alex Bússulo afirmou que “a ideia a partir da realização do evento é fomentar o debate e gerar iniciativas estratégicas para a construção de um trânsito mais seguro”. O jornalista ressaltou ainda a importância da organização de atividades “que busquem a conscientização da sociedade sobre temas de profunda relevância como é a questão do trânsito em Artur Nogueira”.

O Projeto de Lei propõe também a autorização de convênios entre a prefeitura e os governos estadual e federal para a realização das atividades. De acordo com o prefeito Celso Capato “a Semana de Trânsito irá cumprir um importante papel de provocar reflexões e promover ações que despertem e reforcem nas pessoas a importância de cumprir as leis de trânsito e da prática da direção responsável”.

Ainda segundo Capato, “a prefeitura tem se esforçado muito para realizar novos investimentos que beneficiem e melhorem a organização do trânsito de Artur Nogueira”. O prefeito citou como exemplo a implantação dos novos semáforos, ciclovias e das novas vagas de estacionamento na área central. “A sociedade e o poder público têm que somar esforços para salvar vidas no trânsito”, concluiu Capato.

A última semana de maio foi escolhida pelos autores do projeto para ser a data oficial da Semana do Trânsito. De acordo com a vereadora Zezé da Saúde o debate promovido pelo Portal Nogueirense sobre o tema inspirou a escolha da data. “Como o Portal Nogueirense fez o debate no dia 27 de maio, nós deixamos para ser comemorado este projeto na última semana de maio”, explica a vereadora.

O vereador Nando agradeceu a aprovação unanime ao projeto e reforçou a importância de debater o assunto. “Em menos de seis meses foram nove mortes de nogueirenses causadas no trânsito, então nós estamos muito contente por ter passado este projeto que vai nos permitir debater melhor este assunto”, afirmou em discurso o vereador petista.

Quinta 18 Abril 2024