Encontro aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas
A Câmara Municipal de Artur Nogueira sediou na noite de quarta-feira (23) um debate público pelo Pedágio Livre na Região Metropolitana de Campinas (RMC). O encontro discutiu uma proposta que reivindica o passe-livre nos pedágios para veículos emplacados em uma das 20 cidades da região.
A ideia surgiu através do grupo Rede Ativa de Campinas, que está em busca de 150 mil assinaturas à favor do passe-livre. O debate reuniu cerca de 60 pessoas entre munícipes e autoridades de Artur Nogueira, Cosmópolis, Itatiba, Campinas e região.
A deputada estadual Ana Perugini (PT) também esteve presente e apoiou a causa. “Este movimento, partindo da juventude, em cima de uma necessidade do povo, seja para estudar ou trabalhar, modifica o modo de pensar e possibilita enxergar novos caminhos que antes não eram vistos. Eu acredito que qualquer político sério, seja ele quem for, do partido que seja, ele precisa ouvir a população e a população não aguenta mais pagar os pedágios do estado de São Paulo. É uma luta justa que tem ganhado força. Quando a população se movimenta a coisa acontece e muda. Nossa história é prova disso”, afirma a deputada.
Para um dos idealizadores do movimento, Cristovan Grazina, o debate atingiu a expectativa. “Nós defendemos a liberdade, o direito de ir e vir da população. Houve adesão por parte da população. Saímos com o saldo positivo. A própria deputada Ana Perugini nos convidou a estar em uma audiência pública na Assembleia Legislativa, além de fazermos um requerimento de uma auditoria com relação às contas das concessionarias, que é um ponto crítico. Hoje não se tem ideia de quanto eles faturam, de quanto eles investem. O debate cumpriu o seu papel. Saímos com mais apoiadores em defesa da liberdade”, afirma Grazina.
O debate foi moderado pelo vereador nogueirense Zé Pedro Paes (PSD), que conduziu as perguntas do público presente. “O encontro foi de muita utilidade para os moradores de Artur Nogueira e região. Pudemos debater ideias e sugestões para resolvermos esse problema dos pedágios da RMC. Não defendemos nenhum partido, defendemos o povo nogueirense que é explorado pelos pedágios. O que queremos é que os deputados e governador olhem com bons olhos a nossa região metropolitana. Queremos apenas que o nosso direito de ir e vir seja respeitado”, afirma Zé Pedro.
A moradora nogueirense e bacharel em Direito, Natália Bianqui, participou e aprovou o debate. “Achei este encontro de extrema importância. Uma pena que poucas pessoas compareceram. Fiquei conhecendo o trabalho da deputada Ana Perugini, que mostrou projetos de leis que eu desconhecia, além de também conhecer outras pessoas que estão distantes, mas brigando pelos mesmos direitos que o meu. Agora podemos nos unir e brigar por uma causa apenas”, afirma Natália.
A partir de hoje, quinta-feira (24), os interessados em participar do abaixo-assinado devem procurar a Câmara Municipal de Artur Nogueira. “O Poder Legislativo de Artur Nogueira trouxe esse debate pois ele é um antigo clamor da população nogueirense. Temos vários estudantes que estudam no Unasp, além de muitos trabalhadores em Paulínia e Campinas, que precisam pagar pedágio todos os dias. A Câmara tomou uma posição apartidária, mas em defesa do cidadão. Abrimos as portas e vamos acompanhar esse projeto”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Silvinho Conservani (PV).