Os vereadores aprovaram no dia 24 de junho o Plano Municipal de Educação de Artur Nogueira durante sessão extraordinária na Câmara dos Vereadores. O Plano foi aprovado por unanimidade pelos 12 vereadores da Casa e dentro do período estipulado pelo Ministério da Educação. Cerca de 30 pessoas acompanharam a votação, entre professores e pessoas ligadas a igreja e entidades filantrópicas do município. Agora, o Plano deve ser sancionado pelo prefeito Celso Capato. O documento é válido para os próximos dez anos.
O secretário de Educação, professor João Gazolli, comemorou a provação e disse que ela já era esperada. “A gente tinha certeza da aprovação porque nós fizemos uma construção coletiva do Plano, dialogando com diretores, pais e a comunidade”, explica.
O plano começou a ser elaborado desde o ano passado. Em março uma comissão coordenadora organizou os dados e junto da secretaria apontou as metas a serem alcançadas nos próximos dez anos. Na última semana o Plano foi apresentado à sociedade em uma Audiência Pública.
O presidente da Câmara, Josmar Luck, ressaltou a importância do Plano. “Esse projeto precisava ser aprovado em Artur Nogueira. É um pedido do MEC. E agente revisou em audiência pública o texto, analisou minuciosamente e adequou ao município de Artur Nogueira. Foi preservada a imagem da família e de todos sem discriminação”.
A Constituição Federal determina como um dos objetivos do Plano Nacional de Educação a integração de ações do poder público que conduzam à erradicação do analfabetismo. Ele contempla medidas para o Ensino Básico, Fundamental, de Jovens e Adultos, Especial, Técnico além das políticas de valorização do professor.