Senadora Kátia Abreu esteve na Câmara Municipal acompanhada pelo deputado federal Guilherme Campos
IMG 8689A senadora Kátia Abreu (PSD) participou de um encontro no final da tarde da última sexta-feira (19), no plenário da Câmara Municipal de Artur Nogueira. Ao lado do prefeito Celso Capato (PSD), do deputado federal Guilherme Campos (PSD), do presidente da Câmara Silvinho Conservani (PV) e de líderes e representantes de conselhos e associações municipais, a senadora debateu os problemas e as possíveis soluções para a agricultura nacional.

Senadora da República pelo Estado do Tocantins, Kátia Abreu é presidente da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, entidade que reúne 27 Federações estaduais, 2.142 sindicatos rurais e mais de um milhão de produtores sindicalizados.

Cerca de 130 pessoas acompanharam o debate, entre cidadãos, vereadores, representantes de classes e produtores rurais de Artur Nogueira.

A senadora comentou a importância de se discutir agricultura. “O mundo rural acontece nas pequenas cidades. O campo brasileiro não tem limites. O mundo das cidades pequenas é o mundo real brasileiro, é onde a coisa acontece, onde floresce a produção, a exportação, o emprego, o PIB, e é nesses lugares que precisamos ir. O interior tem a tendência de ficar isolado. Nós, políticos, precisamos ir aonde as pessoas estão”, comenta Kátia.

A senadora também comentou sobre a desvalorização dos produtos agrícolas. “Se nós tivéssemos a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para atrapalhar menos, esse problema teria sido resolvido em janeiro. Mas a Conab não se contém, ela tem uma relação estável com os problemas e aí vai criando probleminhas. Prefere esperar os produtores morrerem para serem socorridos. Precisamos fazer com que o governo federal, a presidente da República, faça a Conab cumprir o seu papel. Nós vamos insistir bastante, gritar muito, até que tudo isso aconteça”, afirma Kátia.

O deputado federal Guilherme Campos concorda com a deputada e afirma que o governo federal deve criar políticas de incentivo aos produtores rurais. “Por mais que a gente esteja no estado de São Paulo, em uma Região Metropolitana, nós temos na atividade agrícola um importante componente na economia dos municípios. E aqui, em Artur Nogueira, não é diferente. Com a atividade da laranja, da cana de açúcar, do milho, existe um grande envolvimento e uma grande parcela da população que trabalha e consegue ganhar seu sustento através da agricultura. São setores que estão passando neste momento por questões muito complicadas de preço, impactando diretamente na renda do produtor. Onde se busca junto ao governo federal mecanismos e estar dando condições do trabalhador, do produtor rural, de conseguir se manter na atividade com preços justos que possam dar condições dignas para o sustento de sua família”, afirma o deputado.

A visita da senadora em Artur Nogueira surgiu após um convite feito pelo prefeito Celso Capato. “Acho importante principalmente por conta de quem é a pessoa. A senadora Kátia Abreu vem lutando muito pela agricultura, ela vem batendo de frente com muitos problemas que a gente vê no país que tem deixado agricultores falidos. Acho que a nova proposta de política agrícola que ela apresentou vai resgatar a autoestima dos produtores. Nós vemos aqui na nossa cidade que tem produtor que já plantou e arrancou o pomar umas duas, três vezes. Esse encontro serviu para conhecermos propostas que possam contribuir para dar mais firmeza e segurança para o agricultor nogueirense”, afirma o prefeito.

O presidente da Câmara Municipal também achou muito produtivo o debate e a visita da senadora. “O tema que nós abordamos na Câmara Municipal, que é a questão da agricultura, é um tema abrangente, muito importante. Os agricultores estão sofrendo demais com a questão dos preços desvalorizados de seus produtos. Hoje ouvimos muito se falar em desconto de IPI para tantas coisas, mas na alimentação, que é primordial para os seres humanos, não se fala em apoio. Artur Nogueira tem mais de 1300 propriedades, uma cidade com perfil agrícola, temos que dar atenção a esses produtores e a Câmara quer fazer parte deste processo”, conclui Silvinho.

Quinta 25 Abril 2024