Evento vai discutir oportunidades do setor de petróleo e gás para MPEs

petrobras 2O Sebrae e a Petrobras estarão promovendo o fórum ‘Prepare sua empresa para novos negócios – seja um fornecedor da cadeia Petrobras’ no próximo dia 30, a partir das 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Artur Nogueira.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no Posto de Atendimento ao Empreendedor de Artur Nogueira, localizado na Acean, ou atraves do telefone (19) 3877-1572 ramal 26.

O evento será o primeiro da Região Metropolitana de Campinas e é uma iniciativa do convênio firmado entre o Sebrae-SP e a Petrobras/Replan, dentro do Programa da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás, visando promover o acesso de micro e pequenas empresas (MPEs) aos novos negócios que serão gerados no setor.

O setor apresenta uma série de demandas por produtos e serviços, tanto da indústria como do comércio e serviços, e que podem ser atendidas por micro e pequenas empresas. Artur Nogueira possui hoje mais de 3 mil empresas enquadradas como micro e pequenas. De acordo com o gerente Regional do Sebrae-SP, José Carlos Cavalcante, tanto em Artur Nogueira como nas demais cidades da região existem pequenos negócios com capacidade para atender o mercado e que poderão tornar-se fornecedores da Refinaria de Paulínia. “Estamos falando não só de obras de engenharia e de construção, mas também do fornecimento de serviços de limpeza, transporte, alimentação, entre outros”, destaca Cavalcante.

Na região de Campinas o programa atenderá micro e pequenas empresas de várias áreas, entre elas metal mecânica, química, eletroeletrônico, construção e montagem, engenharia, manutenção industrial, pintura, refrigeração, tecnologia da informação e comunicação, segurança, limpeza, entre outros.

O Fórum apresentará aos empresários as ações e atividades do programa para capacitar as micro e pequenas empresas, dentro das exigências e requisitos para o fornecimento de produtos e serviços no setor de gás, petróleo e energia. Entre as atividades estão diagnósticos de gestão, capacitação de empresas, desenvolvimento de novas tecnologias, inovação, rodadas de negócios, participação em feiras e eventos, consultorias, entre outras.

No encerramento do evento, os empresários de Artur Nogueira poderão preencher a ficha de informação para adesão ao programa.

Sobre o convênio

O convênio que beneficiará as pequenas empresas da região faz parte da parceria firmada entre a Petrobras e o Sebrae Nacional, em 15 estados do país. No Estado de São Paulo já foram assinados e estão em andamento os programas que abrangem a Região Metropolitana de Campinas (RMC) e Baixada Santista. Na região de Campinas, serão investidos R$ 2,212 milhões no projeto, que tem como objetivo a melhoria da competitividade das empresas, por meio da implementação do plano de ações que contempla um estudo e análise de oportunidades geradas com o refino e distribuição de petróleo, gás e derivados na Refinaria de Paulínia, identificando potenciais vocações locais e regionais para instalação e qualificação das empresas para o mercado da cadeia de petróleo, gás e energia.

Com duração de 20 meses, o programa que atenderá mico e pequenas empresas da Região Metropolitana de Campinas, conta com seis temas prioritários, que incluem o diagnóstico e mapeamento de oportunidades de negócios para as MPEs; formação e consolidação das Redes Petro (rede de informação e comunicação) e promoção da interação entre elas; sensibilização e mobilização de grandes empresas para apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios; capacitação e qualificação das empresas; inovação e desenvolvimento tecnológico; e a promoção de negócios entre grandes empresas e micro e pequenas empresas fornecedoras.

18h40 – Coffee/recepção

19h00 – Apresentação – necessidades fornecimento diretas e indiretas e formas de fornecimento (Petrobras)

19h30 – Prepare-se para novos mercados – Apresentação do Projeto (Sebrae-SP)

20h00 – Micro e Pequeno Empresário – caso de sucesso no fornecimento para o segmento de Petróleo e Gás