Câmara Municipal aprova Lei de Utilidade Pública para RPAAA Câmara Municipal de Artur Nogueira promulgou e sancionou uma lei que declara a Rede de Proteção Animal Ambiental (RPAA) como utilidade pública do município. Uma das melhorias que a lei implica em relação à rede é o recebimento de subvenção pelo município. “A importância disso é que, aconteça o que acontecer, a rede continuará a fazer o trabalho de proteção animal”, afirma o presidente da RPAA, Carlos Caressato.

O presidente da Câmara de Artur Nogueira, Silvinho Conservani, explica que a lei implica na ajuda à rede em trabalhar em busca de ações e medidas corretivas e preventivas em prol dos animais. “Com isso, a RPAA tem o selo de reconhecimento público de suas atividades, abrindo possibilidades de conseguir auxílio financeiro, como subvenção do Executivo municipal, financiamento de projetos, parcerias públicas e privadas, entre outras. A questão de animais abandonados pelas ruas e áreas rurais de nosso município é uma situação muito séria e necessita de ações para solucionar este fato. Vemos a RPAA como entidade envolvida de pessoas sérias, movidas por amor, comprometidas com a vida e conhecimentos teóricos e práticos. É uma grande aliada junto ao poder público e sociedade civil organizada”, esclarece Conservani.

A lei servirá para amparar e reforçar o custeio de atividades e tratamentos dos animais como castração e operações, entre outros, é o que diz Caressato. “Quando você tem uma ONG que faz trabalho voluntário, geralmente possui custos que as pessoas fazem individualmente, mas chega um momento em que essas pessoas ficam cansadas e, por algum motivo, param de ajudar, porque têm outras responsabilidades para bancar”, explica Caressato, que ainda diz que a partir próximo ano a rede passará a entrar na dotação orçamentária do município.

Sobre a RPAA

A RPAA realiza o trabalho em parceria com a Secretaria de Educação de Artur Nogueira, que participa através da distribuição de material didático para estudantes, falando sobre o problema de abandono dos animais, da importância da adoção e de não maltratar os animais.

As pessoas que tiverem interesse em colaborar com a rede seja com ração, medicamentos, cobertores, materiais de limpeza, casinha de cachorro ou qualquer outra coisa que ajude na manutenção dos animais pode ajudar com doações através do número (19) 9604-0438. O atendimento também é realizado aos sábados e domingos, com integrantes da equipe que buscam as doações.